Trabalhos acadêmicos


Plano de Curso

Nº de aulas
Objetivos
Conteúdo
Metodologia
Recursos
Avaliação
1.       
Sensibilizar o aluno para a importância das relações sociais
Resgate histórico das relações sociais
Aula expositiva
Texto, quadro de giz fichas de cartolina
Participação dialógica envolvimento nas discussões
2.       
Refletir os vários tipos de relações sociais
Relações sociais
Painel integrado
Texto, quadro de giz
Participação
3.       
Possibilidade que os alunos e alunas entendam os processos de divisão de classe
Estratificação social
Aula expositiva quadro de giz
Quadro de giz, cartazes
Processual participativo
4.       
Compreender as relações econômicas, políticas e profissionais dentro das classes
Estratificação socialclasses, castas, estamentos
Aula expositiva e exposição dialógica
Revistas, tesoura, cola
Participação trabalho em grupo
5.       
Perceber os conflitos que podem acontecer a partir dessas separações
Estratificação social (continuação)
Socializar os trabalhos feitos nos gruposapresentação oral
quadro de giz, cartazes
Participação oral construção de textualkoiko
6.       
Identificar os processos históricos de construção das desigualdades sociais
Desigualdades sociais
Levantar conhecimentos prévios através de perguntas dirigidas
Papel ofício, quadro de giz
Participação, envolvimento nas atividades
7.       
Compreender / perceber a relação de dependência de ambos
Desenvolvimento, subdesenvolvimento
Aula expositiva, quadro de giz
Piloto, texto
Trabalho em grupo
8.       
Analisar as conseqüências do subemprego e desemprego para as pessoas e para sociedade
Subemprego, desemprego
Exposição dialógica
Papel ofício, hidrocor, questionáriopainel integrado
Apresentação individual
9.       
Analisar as influencias e ação individual no processo de construção social
Implicações sociais frente aos comportamentos morais e éticos
Aula expositiva cartazes
Giz, quadro, revistas
Participação envolvimento na atividade
10.   
Discutir algumas ações que visem uma sociedade mais consciente e justa
Cidadania
Trabalho em grupoconfecção de quadro
Biblioteca, revistas, livros, cola, tesoura papel metro
Participação
11.   
Perceber o papel social que cada um desempenha
Relação escola X comunidade na formação ética cidadã
Aula expositiva
Trabalho individual
Papel pautado, caneta
Produção textual
12.   
Discutir alternativas que contribua diante as diversidades sociais uma formação ética / cidadã
Atuação dos educadores e educandos nessa formação
Exposição dialógica
Texto
Auto avaliação




Plano de Ação

Apresentação

Esse documento é um apoio para que você possa transformar sua idéia em um projeto social.

Para o preenchimento do Plano de Ação, encontram-se disponíveis sugestões de oficinas e materiais de apoio para download no site www.geracaomudamundo.org.br.

O Geração MudaMundo é um projeto da Ashoka – Empreendedores Sociais, de incentivo e apoio ao Empreendedorismo Social de Jovens, com o objetivo de potencializar o Movimento de Juventude no Brasil.

Este projeto incentiva e apóia Empreendimentos Sociais de jovens de duas formas:
1.   Inserindo o jovem em um ciclo de aprendizagem de aproximadamente 1 ano.  Para participar desta forma neste primeiro ano, os jovems precisam, necessariamente, estar engajados com alguma das nossas organizações parceiras de implementação;
2.   À disposição estes materiais de apoio, para orientá-los no desenvolvimento do Plano de Ação;
       
Caso você não esteja envolvido com alguma organização parceira do Geração MudaMundo, aproprie-se desse material, como ferramenta que possa lhe ajudar a desenvolver uma idéia na sua universidade, escola, bairro, cidade, país, etc.

Por favor, caso você chegue a utilizar nosso material, mantenha-nos informado e conectaremos vocês com a rede de jovens do Geração MudaMundo!

Agradecemos a todos que acreditam nessa idéia. Força e inspiração na sua jornada de mudança de mundo!


Equipe Geração MudaMundo




1.      Qual o nome do Empreendimento Social?




2.      Quem são os integrantes da Equipe?








3.      Por que a Equipe é formada por essas pessoas?








4.      Qual é o campo de atuação?














Obs: Caso você não seja participante de alguma das nossas Organizações Parceiras, você pode utilizar essa idéia do Aliado para procurar algum adulto que ofereça apoio e orientação para o desenvolvimento de seu projeto!





Informação de contato do Aliado
Nome do Aliado

Endereço:

Telefone:

Celular:

E-mail:

Relação com a equipe:



5.      Por que escolheram trabalhar com este Aliado?









6.      Como o Aliado ajudará o Empreendimento Social?






7.      A partir do campo de atuação, qual é a idéia da Equipe?









8.      Justificativa / Necessidades: Por que querem criar este Empreendimento Social?
- A partir de onde surgiu essa justificativa?









9.      Como o seu projeto pode trabalhar junto com a comunidade e contribuir na solução de algum problema real?

















10.  Quais recursos ou ativos da comunidade vocês podem aproveitar neste Empreendi-mento Social?









11.  Já existe alguém que proporcione este serviço/produto ou soluções similares às necessidades identificadas na comunidade que querem atuar?  Quais?

O projeto da Equipe seria diferente ou complementar?

De que maneira ele pode colaborar?





12.  Qual(is) é(são) o(s) Objetivo(s) Geral(is) do Empreedimento Social?



Agora, a Equipe deve definir duas ou três Metas para atingir o(s) Objetivo(s) Geral(is) do Empreendimento Social:




1.



2.



3.

                     




Até o momento, vocês estabeleceram a idéia do Empreendimento Social e diviram essa idéia em Metas.
Agora é o momento de dividir essas Metas em Ações. Utilizem a tabela abaixo para desenvolverem uma lista de todas as atividades necessárias para cada uma de suas Metas.

Meta 1
Ações
O que necessitamos fazer para alcançar esta Meta?
Prazo
Até quando a atividade deve ser realizada?





1.


2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.






Meta 2
Ações
O que necessitamos fazer para alcançar esta Meta?
Prazo
Até quando que a atividade deve ser realizada?





1.


2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.





Meta ___
Ações
O que necessitamos fazer para alcançar esta Meta?
Prazo

Até quando que a atividade deve ser realizada?



______________


______________

1.


2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.






É necessário que cada membro da equipe compreenda claramente suas responsabilidades. Desta maneira vocês poderão assegurar que cada atividade seje levada a cabo, desde o planejamento até a implementação, incluindo mobilização de recursos. Quando as áreas e responsabilidades estiverem claramente definidas, a equipe conseguirá atuar com maior eficácia.
       
Membro da equipe:


Membro da equipe:


Membro da equipe:


Membro da equipe:


Membro da equipe:


Área:

Área:

Área:

Área:

Área:

Responsabilidades:



Responsabilidades:


Responsabilidades:


Responsabilidades:


Responsabilidades:


Aceito as responsablidades acima designadas.


Aceito as responsablidades acima designadas.


Aceito as responsablidades acima designadas.


Aceito as responsablidades acima designadas.


Aceito as responsablidades acima designadas.















13.  Como fazer para que o Empreendimento Social não se acabe mesmo se um (ou mais) dos membros-chave (lideranças) sair(em)?



























14.  Que tipos de apoio o Empreendimento Social da Equipe necessita?









15.  Como a Equipe irá usar os financiamentos que conseguirem da forma mais estratégica possível?












Ação
(Associada à uma Meta)

Recursos (Humanos ou Materiais)
(Associados à uma Meta)
Custo unitário
$

Quantidade necessária
Custo total $
(Custo unitário multiplicado pela quantidade necessária)

Data da necessidade

Explicação









































































Total







Atividade
Fonte de entrada

Quantidade a receber $
Data que receberá
(Data Final)
Explicação



















































Entrada total:













16.  De que maneira vocês determinarão se o Empreendimento Social está alcançando suas metas e se está ajudando a comunidade com êxito?









17.  O que vocês aprenderam durante este processo?  Descreva os principais aprendizados ou conhecimentos que vocês desenvolveram durante esta Jornada.


Nome:

Apelido:

Nome do Empreendimento Social:

Endereço:

Telefone Residencial:

Celular:
Email:

Messenger/Skype:

Data de Nascimento:

Ano Escolar ou Período Universitario:
Nome da Organização parceira da Ashoka:
Nome de sua Escola ou Universidade:











Parabéns por ter conseguido completar este Passo!

Desejamos sorte na apresentação dos seus projetos no Painel de Seleção e na fase de implementação.

Esperamos que este seja um guia vivo que acompanhe seus empreendimentos.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário